4 de ago. de 2008

Porque eu não gosto dos Beatles

Sei que vai ser uma chuva de gente me xingando por cometer a heresia (absurdo usar esse termo com eles, mas...) de não gostar dos Beatles, principalmente o alterna-wannabe-master-plus-championship-developer-extra-gold-power do Eden, que por sinal, não consegue terminar uma música sequer do Guitar Hero no Hard e das 287 armas do CS só conseguia muito mal usar a Desert-Eagle, mas para mim a coisa é bem simples. Beatles sucks! (em negrito e itálico pra destacar bem).

Pra começar, o estilo dos caras é mais do que ultrapassado. Aquelas roupinhas de menino-criado-com-vó, cabelos cortados com o penico na cabeça e caras de chupa-engole da estrela nao convencem ninguém. É bem provável que eles fossem os coroinhas preferidos da paróquia de Liverpool.

Músicas batidas, todas com um refrãozinho ridículo que uma criança de 4 anos poderia criar, repetindo-se por 3 ou 4 minutos até cansar. É disso que trata-se a música dos Beatles. Extremamente massante. Não é a toa que faz tanto sucesso em regravações ainda mais ridículas da Jovem Guarda e até hoje permitem aos Feevers ganharem dinheiro com shows que tem o mesmo repertório por mais de 57 anos.

A maior parte do público que ouve Beatles sem parar está longe de ter nascido na época deles. Nem meus pais que são contemporâneos, apesar de vez ou outra balbuciarem que gostam desses besouros toscos, vivem ouvindo essa música digna de trashdance. Ora, mas é claro que quem nasceu do fim dos anos 70 para cá pode gostar de coisas antigas. Mas coisas antigas que prestam e não apenas movidos pela hype default do "se você não ouve isso você não é gente" (variação do "se você não lê isso você não é gente" ou "se você não assistiu isso você não é gente").

É o tipo de música que faria muito mais sucesso ainda na voz de Leonardo ou nas cordas vocais gasguitas de Mirosmar José de Camargo e Welson David Camargo (que para quem não sabe são mais conhecidos como Zezé di Camargo e Luciano).

É só ver os refrões das músicas:

She loves you, yeah yeah yeah
She loves you, yeah yeah yeah
She loves you, yeah yeah yeah yeah yeahhhhh
(Tá certo, já sebemos que ela ama o cara, ou a mulher, não precisa repetir 1000x)

I wanna hold your haaaaand
I wanna hold your haaaaand
(segura logo então, porra!)

Here comes the sun, tchu tchu ru
Here comes the sun, and I say
It´s alright!
(juuuuuuuura que o sol tá vindo???)

She´s gotta a ticket to ride
She´s gotta a ticket to ride
She´s gotta a ticket to ride
But she don´t care!
(então vende, rasga ou joga no lixo e fica em casa mofando, baranga!)

Anytime at all,
Anytime at all,
Anytime at all,
All you've gotta do is call.
And I'll be there.
(quando terminar o refrão não compensa mais telefonar.)

Enfim, poderia discorrer o dia inteiro achando motivos para detestar os Beatles, mas prefiro parar por aqui. Seja como for, respeito os caras pelo que foram na época deles. Cada um usufrui do que aparece na sua geração. Também respeito quem mesmo sendo da minha geração insiste em gostar dos Beatles. Eu apenas quero detestá-los em paz, sem ser taxado de inapto socialmente por conta disso.

5 comentários:

Eden Wiedemann disse...

Os caras estão ultrapassados (sic) hoje, né, chato do caralho. Nos idos anos 60 eles ajudaram a revolucionar a música, abrindo portas para as bandas que tenho certeza que você curte muito hoje.
Não discordo que algumas das músicas são, como diria, de uma simplicidade goiana. Não posso. Mas não todas. Os caras eram, antes de tudo, artistas e, em tempo onde bandas alternativas e idependentes não dispunham de internet e afins, tinham que se afinar com o que o público queria. A palavra mágica sempre foi e sempre será Ca$hin.

Gostar ou não gostar de determinada banda é normal mas é impossível negar a importância e influência dos caras pra música. Os caras fizeram a cabeça, e ainda fazem de muita gente legal. E, como você mesmo falou, foram em grande parte responsáveis pela Jovem Guarda, movimento do qual sairam as perólas de Robertão tocadas pelo Del Rey (admita que você gosta, seu merda).

Ps. Como tu advinhou que eu ia comentar? Comeu merda de cigano?

Claudia e João disse...

"(...) Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."
N. Rodrigues

Anônimo disse...

Olhe, olhe, olhe...
Se vc quer defender seu direito a detestar os Beatles, tudo bem. Mas vc começa o ataque dizendo que o estilo deles é ultrapassado e depois já passa a reclamar da unanimidade, das pessoas que são movidas pela "hype".. Veja, estilo "mocinho" dos Beatles quebra o parâmetro do visual rebelde e displicente das bandas de rock, certo? Então, se vc é contra clichês, acaba de dar pontos a eles pelo visual.
Mas, na realidade, não deveria pois naquela época, todos os artistas se apresentavam de paletó e gravata nos shows. Os Beatles mantiveram o costume, simplesmente isso. Estamos falando dos anos 60/70, então a palavra "ultrapassado" é redundante. O que vc diria sobre o topete e figurino de Elvis Presley?
Enfim, esse argumento do visual não tem nada a ver. Mas isso é típico de quem odeia algum artista e vai odiar além de qualquer fundamento, simplesmente pq ele existe. Sem tirar o seu direito a odiá-los, é claro.
Sobre os fãs, a "hype" e tal... o mesmo direito que vc tem a detestá-los, as pessoas têm de fazer o contrário. E daí o que pensa a maioria das pessoas? Estamos falando de um mundo em que as pessoas elegeram George Bush! duas vezes! Por mim, elas podem idolatrar vacas, Allá, Harry Potter, Beatles.. who cares? Ah, se vc tá revoltado porque a maioria das pessoas gosta dos Beatles, eu te digo que a maioria dos recifenses AMA Calypso e Aviões do Forró. Pq vc não faz um post odiando eles tb? Então há uma diferença entre Beatles e Leonardo.
O próximo ponto, sim, é pertinente: a MÚSICA dos Beatles. Se vc quer algo elaborado, vá ouvir Bach, Beethoven, Chopin. Se vc quer algo profundo, leia um livro! Música não tem que ser algo sério, mas te fazer sentir bem. Seja porque é divertido ou lembra certa época. E daí o papel que Beatles cumpre para mim e muitas pessoas. Tanto com músicas lindas como Yesterday ou com as mais bobas e cheias de "iéiéié".

Marcel disse...

não discordo. de nenhuma linha. mas continuo odiando!

Anônimo disse...

Eu tbm nao sou mto fa dos Beatles e me identifiquei bastante com o texto. As pessoas dao mto credito aos Beatles, afirmando que eles revolucionaram a musica. No entanto, se esquecem que a British Invasion se deu nao soh pelos Beatles, mas por bandas muito superiores, como The Rolling Stones. Nao vejo argumentos convincentes que sustente o endeusamento da banda. Lalau pode estar certo, talvez pq eu realmente nao goste dos caras. mas de fato, julgando pelas musicas que eu ouvi ateh agora dos caras(nao foram poucas), argumento algum me fara mudar de ideia. afinal, "ieieies" e repetecos nao agradam a qualquer ouvido. Isso nao quer dizer, no entanto, que eu precise ouvir Chopin e afins ou mesmo ler um livro por quere profundidade, cara, pois ja existem musicas nao necessariamente classicas e com profundidade equivalente a de um livro. Escrevo isso pq as pessoas acham uma puta aberracao o desgosto pelos Beatles...quero despreza-los em paz apenas.