6 de ago. de 2008

O sono do enxaquecoso

Dormir pode ser uma tortura para um enxaquecoso. Já cheguei ao ponto de ter um latejamento tão forte nas têmporas que a cabeça ficava mexendo quando eu deitava de lado. A vontade que dá é de arrancar a própria cabeça ou se jogar da varanda. É desesperador, de fato.

Eu tenho procurado deixar o ambiente o mais propício possível, seguindo algumas dicas do livro do Dr. Alexandre Feldman. Ainda estou no começo do livro, acho meio inviável criar um estilo Pollyana de ser para curar a doença, mas algumas dicas são válidas e fáceis de implementar. Mesmo que não ganhe nada, perder também não vou.

Uma coisa que estou fazendo é remover todos os equipamentos eletrônicos do meu quarto. Tenho celular por perto, modem do Velox, estabilizador, Access Point (rede wireless), hd externo e notebook ligados no meu quarto. Isso significa um monte de radiação e led´s acesos. Estou movendo tudo para a sala. Segundo essa matéria aqui, o celular por perto piora ou provoca dores de cabeça bem como atrapalha o sono.

De frente para a minha cama tenho mais 3 led´s acesos, o da TV, o do Home Theater e o do DVD. Toda noite vou removê-los da tomada para que não fiquem acesos em minha direção. E ainda vou economizar energia, olha que legal.

O próximo passo é colocar uma persiana na janela, para evitar a entrada de qualquer tipo de luminosidade no quarto, mesmo a noite, onde apartamentos vizinhos muitas vezes acendem as luzes e levam claridade até o meu quarto. Outro objetivo da persiana é que ao amanhecer ela diminui a sensação de claridade e faz parecer que ainda é de madrugada. Espero que assim meu corpo demore mais para acordar.

Um problema que eu tenho é em relação as minhas horas de sono. Mais de 6h como disse antes, é enxaqueca certa. Só que segundo algumas informações do livro, além de outros artigos que tenho lido, percebi que o que deve estar acontecendo é que meu corpo está mal acostumado. O relógio biológico está desregulado e não tenho conseguido mais horas de sono.

Ontem a noite foi um caso clássico. Cheguei em casa extremamente cansado, com os olhos bem pesados e lacrimejando de sono. Fui me deitar as 23h, cedo para os meus padrões. Caso eu acordasse as 07h da manhã, teria dormido as 08h necessárias. Porém qual não foi a minha surpresa quando as 04:35h abro os olhos pronto para começar o meu dia. Ou seja, aproximadamente as 06h que eu preciso, mas vou fazer o que as 4 da manhã?

Foi muito frustrante. Fui beber uma água, olhei pro teto por 5 minutos e fui dormir de novo. Novo despertar as 06:30h. Depois mais um as 07:00h. Outro as 07:15h. E por último mais um as 07:35h. Desisti completamente de tentar dormir mais qualquer tempo.

Somando todo o tempo de sono até que dariam as 08h necessárias para recuperação, mas para quem sofre de enxaqueca, esse acorda-e-dorme é até pior do que não dormir. Depois que você acorda a primeira vez, nas outras você fica num estado intermediário entre dormindo e acordado.

A partir de hoje, escuridão total no quarto, nenhum led por perto, tudo fora da tomada e equipamentos eletrônicos bem longe. Vamos ver se a qualidade do sono melhora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cecel, obrigada pelas dicas!
Segui-las-ei fielmente pq quero me livrar dessa danada.
PS: Descobri há uns dias que meu plano cobre acupuntura. Aí vou eu! Beijo, beijo, beijo!