5 de ago. de 2008

O futuro do entretenimento

Hora de um papo nerd. Conversando com meu irmão ontem, falávamos de formatos, blue-rays, videogames, se vale ou não a pena comprar um, quando isso virará padrão, quando chega no Brasil, etc.

Parei para pensar e analisar como as tecnologias vem evoluindo mais e mais rápido. Sempre que uma nova tecnologia surge, o abismo entre ela e a anterior é cada vez maior. Antes tínhamos o video-cassete. Capaz de armazenar até 6h de gravação linear em qualidade EP (Extra-Pobre).

Quando chegou o cd, e o mesmo passou a ser utilizado em computadores, possuíamos 700 incríveis Mb de armazenamento num único freesbee de plástico. Aí o DVD chegou botando moral, passou a régua e passou a armazenar 4.7gb no mesmo espaço físico. São 7x mais que um CD ordinário.E chegou o blue-ray. Um disquinho metido a besta, que armazena 4h de reprodução em Full-HD (1080p). Não vou explicar o que é, mas digamos que é uma resolução alta pra caralho e que pra caralho tende ao infinito. E armazena até 50GB de dados em camada dupla. Já são 10x mais do que um DVD, que armazena 7x mais que um cd. Ou seja, hoje no mesmo espaço físico armazenamos 70x mais dados.

Realmente o futuro encontra-se no Blue-Ray. Mas para os trouxas. O futuro encontra-se mesmo é no download de filmes em alta-definição através de banda ultra-larga (folote mesmo, mais larga que a xavaska da cicciolina) e no pay-per-view desses filmes via streaming. Essa tecnologia ainda vai melhorar muito, mas hoje já temos banda larga na maior parte dos domicílios (claro que a gente se fode muito mais, pois paga por 1mbit de conexão o que americanos, europeus e japoneses pagam por 20x mais banda) e o download de filmes, séries e afins é o que consome a maior parte da banda mundial da Internet. Em 2012 serão 500 milhões de conexões de banda larga pelo mundo. Em 2007, cinco países contaram com aumento em banda larga residencial acima de 60%: Canadá, Holanda, Suíça, Coréia do Sul e Hong Kong.

Hoje temos equipamentos com armazenagem de grandes massas de dados. Televisores LCD e Dvd´s já possuem HD interno de 160gb. Quem quer armazenar prateleiras de caixas de filmes e boxes, quando tudo é possível dentro de um retângulo de 3,5"?

Acreditem. Será mais do que normal residências com storages de 1TB de disco plugados na sala de TV. É uma conta simples. em 1024gb de dados, armazenam-se tranquilamente aproximadamente 1000 filmes dependendo do seu tamanho e de sua resolução, utilizei aqui o padrão atual de DVD. Considerando o padrão blue-ray, são ao menos 200 filmes em alta definição estocados em um catálogo digital.

Discos de 1TB nos EUA já custam em torno de 200 dólares. Mais em conta do que um reprodutor de blue-ray.

Alguém duvida que esse é o futuro?

Um comentário:

Eden Wiedemann disse...

Os "pirateiros" comandam. E viva a banda folote (mais folote que o que sobra após as noitadas de Lucas - segundo Marcel)